Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

MP denuncia ex-diretor do APROV por lavagem de dinheiro

Hussain Aref e a filha são acusados de ocultar dinheiro recebido como propina

O Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Delitos Econômicos (GEDEC) ofereceu, nesta quarta-feira (27/8), denúncia (acusação formal) à Justiça contra Hussain Aref Saab e a filha dele, Ana Paula Saab Zamudio, por crime de lavagem de dinheiro.


Aref foi diretor do Departamento de Aprovação de Edificações (APROV), órgão da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo responsável pela análise e decisão dos pedidos de licença para construção, reforma e reconstrução de edificações de médio e grande porte na capital.


No período em que ocupou o cargo, de 2005 a 2012, ele adquiriu 113 imóveis no estado, entre apartamentos, salas comerciais, terrenos e prédios, dos quais 65 foram registrados em seu nome e 48 em nome da empresa SB4, da qual é sócio juntamente com a filha. Testemunhas ouvidas pelo Ministério Público confirmaram que Aref cobrava propina para a aprovação de projetos, entre eles empreendimentos de grande porte como shopping centers.

Ainda de acordo com a investigação feita pelo GEDEC, Hussain Aref e filha “dissimularam a propriedade de bens provenientes, indiretamente, de crimes cometidos contra a Administração Pública, inclusive a exigência, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, de qualquer vantagem, como condição ou preço para a prática ou omissão de atos administrativos”.


Aref foi denunciado 48 vezes, sendo 16 individualmente e 32 vezes junto com a filha, pelo crime de lavagem de dinheiro.


A denúncia foi oferecida ao Juiz da 6ª Vara do Foro Criminal Central da Barra Funda. Nela, os Promotores de Justiça do GEDEC também pedem que a Justiça decrete o sequestro dos bens registrados em nome de Aref e da empresa SB4, bem como do dinheiro eventualmente depositado na conta bancária da empresa.