Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

MP desenvolve projeto em prol de iniciativas culturais

A ideia é que empresas adotem espaços dedicados à arte

O Ministério Público de São Paulo, por meio da Promotoria de Habitação e Urbanismo da Capital, desenvolve o projeto “Responsabilidade Cultural”, em que promove a aproximação entre a área empresarial e os espaços dedicados à arte na Capital.

O foco são os teatros independentes, que sofrem com a especulação imobiliária. Muitas companhias não conseguem pagar o aluguel dos imóveis apenas com o valor arrecadado com a bilheteria e, como os aluguéis dispararam de alguns anos para cá; ou as áreas estão sendo vendidas pelos proprietários para dar lugar a novos empreendimentos imobiliários; os responsáveis estão sendo obrigados a fechar as portas.

Por meio de reuniões promovidas com empresários da área da construção civil, o Promotor de Justiça e Secretário da Promotoria de Habitação e Urbanismo, Mauricio Antônio Ribeiro Lopes já conseguiu patrocínio para oito companhias de teatro independentes. O critério é que os responsáveis tenham projetos sólidos para apresentar à Sociedade.

“Não entro na questão sobre as quantias que serão repassadas. Passou da hora de o Ministério Público cuidar também da cultura, uma vez que cuida da Saúde, do Meio Ambiente, do Patrimônio Público e de tantas outras áreas. A cultura é uma forma de expressão da cidade também”, afirmou ele, em uma entrevista concedida na última quinta-feira para o Programa Metrópole, da TV Cultura, que abordou essa questão e foi ao ar no último domingo 27/07.


Veja aqui a reportagem da TV Cultura.