Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

NOTA DE PESAR

Falecimento do Promotor de Justiça aposentado Plínio de Arruda Sampaio

5'>

O Ministério Público do Estado deSão Paulo lamenta profundamente o falecimento do Promotor de Justiça aposentadoPlínio de Arruda Sampaio, ocorrido nessa terça-feira (8/7), em São Paulo.

Plínio de Arruda Sampaio, quefaleceu aos 83 anos, notabilizou-se na vida política – foi Deputado e candidatoao Governo de São Paulo e à Presidência da República - e trouxe grandescontribuições para o fortalecimento das instituições – entre elas o MinistérioPúblico - e para a redemocratização do País. Como Deputado constituinte, atuoucomo relator do Capítulo do Judiciário na reforma constitucional.

Há dois anos, gravou um longodepoimento em vídeo para o Memorial MPSP, no qual relembrou o período em quefoi Promotor de Justiça e também falou sobre sua vida política.

Em junho de 2013, fez questão devisitar a Procuradoria-Geral de Justiça para reafirmar sua posição contrária àProposta de Emenda Constitucional nº 37 (PEC 37), que pretendia retirar o poderde investigação do MP, e seu apoiamento às teses do Ministério Público.

No segundo semestre do anopassado, participou, como palestrante, do Grupo de Estudos do MP em Guarulhos.