Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

PGJ prestigia posse de Alcides Malossi Jr. e Ricardo Sale Jr. como Desembargadores

Ambos deixam a Procuradoria de Justiça para assumir vagas reservadas ao MP pelo quinto constitucional

Os Desembargadores empossados, com o PGJ, o Presidente do TJ e Desembargadores

O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, participou na tarde desta quinta-feira (22/5) da solenidade de posse de Alcides Malossi Junior e Ricardo Sale Junior como Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Os dois deixaram os cargos de Procuradores de Justiça para assumir as vagas no TJ reservadas ao Ministério Público pelo instituto do quinto constitucional.

Alcides Malossi e Ricardo Sale assumem, conforme destacou o Procurador-Geral na cerimônia, acumulando larga experiência em razão de décadas dedicadas ao Ministério Público. “Chegam a esta Corte de Justiça com a maturidade necessária ao exercício de tão grave função público, denotando ambos a característica pessoal da humildade e da seriedade no trato das questões profissionais”.

Márcio Elias Rosa: destaque para comprometimento, seriedade e capacidade dos novos Desembargadores

Márcio Elias Rosa ainda acentuou que “deixa o MP de contar com dois grandes Procuradores de Justiça, mas ganham o Judiciário e a sociedade dois Magistrados à altura dos demais Juízes e Desembargadores do Judiciário paulista e capazes de atender às expectativas dos jurisdicionados”. E acrescentou: “O MP tem orgulho de ceder à Magistratura dois de seus membros tão comprometidos com o ideal da Instituição”.

Desembargador Hermann Hershcander: “Dois abnegados e apaixonados pelo Direito”

Os dois novos Desembargadores foram saudados pelo Desembargador Hermann Hershcander, que falou em nome do TJ. “Abrimos hoje, mais uma vez, a porta do quinto constitucional, pois batem a ela dois homens do maior valor, que aqui comparecem para vestir a toga e a camisa”. E acrescentou: “São dois operadores do direito que trilharam com altivez e sem mancha o caminho do Ministério Público. Dois Procuradores de Justiça que souberam honrar, durante longas décadas, as nobres insígnias que revestiram. Dois apaixonados do Direito, que angariaram a admiração e o apreço de todos os que os conheceram e ao lado deles trabalharam. Dois abnegados cuja única pretensão, ao cruzar este limiar, é continuar contribuindo para a consecução da Justiça”.

Ricardo Salle Jr.: “Honrar a toga em substituição à beca que vesti nos meus anos de MP”

Ricardo Salle Junior assumiu afirmando ser “uma honra fazer parte do maior tribunal de Justiça do País”. Destacou que o TJ-SP “não é grande por seu tamanho nem pelo número de membros, mas pela envergadura moral e capacidade jurídica que o fazem uma referência em todo o País”. Lembrou os 25 anos de Ministério Público e prometeu cumprir bem o papel do juiz de “julgar bem, com bom senso e equidade, honrando a toga em substituição à beca que vesti nos meus anos de MP”.

Alcides Malossi Jr.: “Atenção aos reflexos sociais das decisões”

Também emocionado, Alcides Malossi Junior, prometeu dedicar “o máximo de força e inteligência” e trabalhar “com extrema responsabilidade” em sua nova função. “Estarei atento aos reflexos sociais que minhas decisões poderão causar”, prometeu.

No encerramento da solenidade, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Renato Nalini, enalteceu as qualidades de Alcides Malossi Junior e Ricardo Salle Junior e lembrou que, agora, o TJ de São Paulo conta com 36 membros oriundos do Ministério Público por meio do instituto do quinto constitucional.

Presidente do TJ, Renato Nalini: “Mais uma vez o MP cumpre sua missão de instituição gêmea do TJ”

“O Ministério Público cumpre mais uma vez sua missão de instituição gêmea da Magistratura, oferecendo dois de seus valiosos membros ao Tribunal de Justiça”, afirmou. E lembrou da missão dos novos Desembargadores, afirmando que “cada julgador tem de ter a consciência muito precisa das consequências concretas de suas decisões”.

Prestigiaram a solenidade o Vice-Presidente do TJ, Desembargador Eros Piceli; o Corregedor da Justiça, Desembargador Hamilton Elliot Akel; o Corregedor-Geral do MP, Nelson Gonzaga de Oliveira; o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Luiz Henrique Cardozo Dal Poz; o Diretor-Geral do MP, Promotor de Justiça José Carlos Mascari Bonilha; o Presidente da Associação Paulista do MP, Felipe Locke Cavalcanti; membros do Órgão Especial e do Conselho Superior do MP; Desembargadores, Juízes do Tribunal de Justiça Militar, Procuradores e Promotores de Justiça.