Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

Grupo de Trabalho criado pelo MP-SP se reúne para discutir igualdade racial

Equipe vai propor estratégias de enfrentamento ao racismo

O Grupo de Trabalho da Promoção da Igualdade Racial - GT Igualdade Racial realizou nesta quarta-feira (09/12) a segunda reunião do grupo que foi criado em agosto deste ano, por Ato do Procurador-Geral de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa, visando à formação e uniformização de entendimentos e proposição de estratégias de enfrentamento ao racismo e suas consequências na reprodução das desigualdades históricas que atingem a população negra no Brasil.

O Grupo é constituído por Promotores de Justiça designados pela Procuradoria-Geral de Justiça e Servidores do MP-SP que se inscreveram para participar das reuniões que vão abrigar as discussões e propostas de capacitação dos membros e servidores da Instituição. O Grupo de Trabalho apresentará, no prazo de um ano, um relatório com os avanços e conclusões obtidas no período.

Nesta segunda reunião, foi discutida a elaboração de um censo racial para o ano de 2015 e também a proposta de levantamento dos casos concretos de racismo e injúria racial no Estado de São Paulo, com a finalidade de inspirar futuras discussões e eventuais ações afirmativas sobre o tema. A pauta da reunião incluiu ainda o conteúdo do link do GT Igualdade Racial, que já está disponível na página eletrônica do MPSP, contendo artigos, estudos e legislação sobre racismo e igualdade racial. Incluiu, ademais, a proposta de criação de um boletim informativo para Promotores de Justiça e Procuradores de Justiça, além da discussão sobre a qualificação dos integrantes do Grupo acerca de aspectos teóricos e práticos do tema.

Reunião do Grupo de Trabalho de Igualdade Racial, que tem por objetivo reunir propostas de enfrentamento ao racismo.

Promotores e servidores discutem propostas de enfrentamento ao racismo

Participaram da reunião os Promotores de Justiça:Eduardo Ferreira Valério, Coordenador do GT Igualdade Racial; Patrícia Salles Seguro, Secretária do GT; Aline Jurca Zavaglia Vicente Alves, Arthur Pinto Filho, Erika Pucci da Costa Leal, Everton Luiz Zanella, Júlio Cesar Botelho e Paulo Henrique de Oliveira Arantes, bem como os Servidores Cacilda Rodrigues da Silva, Amanda Alves DArienzo, Fabiana de Souza Araujo, Edilene Rodrigues de Castro, Myriam Alves Ferreira, Adriana Pietro Fermino, Daniela Rocha Cronemberger, Kênia Regina de O. Batista, Rosana Pereira e Vander Fagundes.

O primeiro encontro aconteceu em outubro e o próximo já está agendado para o dia 11 de fevereiro de 2015.