Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

Márcio Elias Rosa é o mais votado para Procurador-Geral de Justiça

O Procurador de Justiça Márcio Elias Rosa foi o mais votado na eleição para Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, realizada neste sábado (5/4). Ele recebeu 1.095 votos, ante 791 votos conferidos a Luiz Antonio Guimarães Marrey, que ficou em segundo lugar.

Márcio Elias Rosa, que tenta a recondução ao cargo, teve 58,06% dos votos válidos. Luiz Antonio Marrey ficou com 41,94% dos votos válidos.

Do total de 1.095 votos recebidos por Márcio Elias Rosa, 1.030 foram uninominais, o que corresponde a 94,06%. Outros 65 foram votos dedicados a ele e ao candidato Luiz Antonio Marrey. Dos 791 votos de Marrey, 726 (91,78%) foram uninominais.

Márcio Elias Rosa é aplaudido ao final da eleição: 1.095 votos recebidos

Foi a eleição para Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo com maior comparecimento: do colégio eleitoral de 2.007 membros do MP aptos a votar, 1.886 compareceram às urnas, o que representa 93,97% do total.

O Procurador Paulo Álvaro Chaves Martins Fontes, do Órgão Especial, cumprimenta Márcio Elias Rosa

A eleição aconteceu por voto eletrônico na capital e nas 11 Áreas Regionais do Ministério Público no interior (Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté). Os votos foram colhidos das 9h00 às 17h00.

A eleição eletrônica foi auditada por uma equipe de técnicos do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, coordenada pelo Vice-Diretor do órgão, Antonio Montes, como parte do convênio firmado entre o CTI e o MP-SP.

Márcio Elias Rosa recebe o cumprimento do Promotor de Justiça Eduardo Ferreira Valério

O resultado foi proclamado minutos depois das 17h00 pelo Procurador-Geral de Justiça em exercício, Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, que levará a lista dupla – em ordem descrescente de votação - ao Governador do Estado ainda na noite deste sábado. Cabe ao Governador nomear o Procurador-Geral de Justiça, no prazo de 15 dias.

  O mais votado na eleição é cumprimentado pelo Subprocurador-Geral Nilo Spinola Salgado Filho

Márcio Elias Rosa comandou o Ministério Público paulista nos últimos dois anos. Formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru-SP, é Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1986, atuando como Promotor de Justiça no Interior e na Capital. Foi Promotor de Justiça da Cidadania, Assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público e Assessor na área jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça. Foi ainda Diretor-Geral do MP e Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão. Professor universitário, é autor de livros jurídicos e artigos publicados.

O Procurador-Geral em exercício abre o processo de votação, observado pelos candidatos e pela Comissão Eleitoral

Veja aqui o resultado da votação.

Veja aqui o resultado analítico da eleição.