Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

MP integra campanha mundial de combate à violência contra a mulher

Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica realiza uma série de eventos ações para conscientizar sobre o tema

Como já acontece, desde 2012, entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro de 2014, o Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) do Ministério Público do Estado de São Paulo integra a campanha '16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres'.

A campanha teve início em 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women's Global Leadership - CWGL), com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

A escolha do período para a realização da campanha, entre os dias 25 de novembro e 10 dezembro, contempla datas de lutas históricas: 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres), 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à AIDS), 6 de dezembro (Massacre de Mulheres de Montreal - Campanha Laço Branco) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a campanha se inicia no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) para evidenciar a violência racial e de gênero sofrida pelas mulheres negras na sociedade brasileira.

Atualmente, a campanha é realizada em 159 países e tem como objetivo promover a reflexão, o debate e a denúncia das multifárias formas de violação dos direitos humanos que assolam a vida das mulheres no mundo.

Neste ano, o GEVID inova ao incluir três atividades direcionadas a um público nem sempre lembrado nesta Campanha:

No dia 25 de novembro de 2014 (terça-feira), às 10h, realizará o “Projeto Instruir” - discussão do tema com todos(as) trabalhadores(as) que atuam no Fórum Criminal da Barra Funda que em seu cotidiano interagem, ainda que indiretamente, com o contexto da violência doméstica.