Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

MP oferece mais 7 denúncias contra integrantes da Máfia do Asfalto

O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) - Núcleo São José do Rio Preto e das Promotorias de Justiça de Cardoso, José Bonifácio, Urupês, Nhandeara, Ouroeste e Taquaritinga, ofereceu mais sete denúncias (acusações formais à Justiça) contra integrantes da “Máfia do Asfalto”.

O esquema, comandado pelo empresário Olívio Scamatti, ficou conhecido por se especializar em fraudar licitações para obras de pavimentação e recapeamento asfáltico, executadas com aporte em recursos decorrentes de convênio entre os municípios e os governos estadual e federal.

Ao todo, as sete denúncias têm como objeto 52 crimes de fraudes a licitações, todas decorrentes de convênios firmados com o governo estadual, e que resultaram em danos ao erário da ordem de pouco mais de R$ 6,7 milhões. Esse mesmo valor é objeto de pedidos de indisponibilidade junto ao patrimônio dos réus.

Foram denunciadas por fraudes em licitações: 14 pessoas em Cardoso; 13 em José Bonifácio; oito em Ouroeste (por crimes cometidos em Indiaporã); 21 em Nhandeara (por crimes cometidos na cidade de Floreal); 16 em Urupês; e sete pessoas em Taquaritinga, por fraudes cometidas em Fernando Prestes.

Além dos empresários que comandavam as empresas que fraudaram as licitações, também são réus os ex-Prefeitos que participaram dos crimes.

Em todas as acusações oferecidas à Justiça Olívio Scamatti figura como acusado, além de parte das outras 30 pessoas que já haviam sido denunciados pelo GAECO em Fernandópolis, com o objetivo de responsabilizar o grupo criminoso por formação de quadrilha, corrupção passiva, fraude a licitações e falsidade ideológica na cidade.

As denúncias oferecidas são fruto das investigações que constataram o enorme potencial e capacidade de lesar os cofres públicos que possui a organização criminosa liderada por Scamatti, e também as ramificações delituosas da quadrilha por várias cidades do interior paulista.