Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

MP realiza campanha de vacinação contra a gripe no dia 18

O Ministério Público de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, promoverá, no próximo dia 18 de junho, campanha de vacinação contra a gripe influenza. A campanha é dirigida a Membros, Servidores e Estagiários do MP da Capital e Grande São Paulo. A imunização acontecerá das 10 às 17 horas no Auditório Queiroz Filho, no edifício-sede do MP-SP (Rua Riachuelo, nº 115, Capital).

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do País. É uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares. A vacinação é anual por conta das mudanças periódicas das características do vírus influenza.

Os principais sintomas são febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Outros sintomas respiratórios, como a tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Por ser muito comum em todo o mundo, a doença é frequentemente confundida com diversas viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico precisa ser feito mediante exame laboratorial específico.

A maneira mais eficaz de se prevenir contra o vírus da gripe influenza é a vacinação. Estudos demonstram também que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias.