Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

MP-SP desenvolve projeto contra drogas e evasão nas escolas de Pontal

A Promotoria de Justiça de Pontal, em parceria com a Polícia Militar, está desenvolvendo um projeto junto às redes estadual e municipal de ensino, destinado ao combate da evasão escolar e do ingresso de drogas nas unidades escolares.
Iniciado em fevereiro mais de 50 palestras foram ministradas nas escolas de Pontal, com informações em áudio e vídeo, buscando informar e orientar os alunos sobre os malefícios causados pelas drogas.

O conteúdo das palestras foi elaborado pelo Cabo PM Cesar Augusto Pinto, com aprovação da Diretoria de Ensino e do Ministério Público. Nas palestras, são abordados temas como bebida alcoólica, cigarros, respeito, bullying e drogas ilícitas, com tratamento diferenciado dos temas de acordo com a faixa etária dos alunos.

Palestra feitas aos alunos: 'projeto tem caráter preventivo'

O Projeto foi concebido a partir de inquérito civil instaurado em novembro de 2013, com base em informação da Secretaria dos Direitos Humanos, dando conta da comercialização e utilização de drogas por alunos da rede estadual nas dependências das unidades escolares. Foram, então, realizadas reuniões de trabalho com os dirigentes das redes estadual e municipal de ensino, por meio da qual se concluiu pela necessidade de desenvolvimento de um projeto destinado à orientação dos jovens sobre os riscos decorrentes do consumo de drogas e também de bebidas alcoólicas, que apresentam reflexos na evasão escolar.

“Esse projeto tem o caráter preventivo, a partir da informação e o objetivo é de que todas as salas de aula de Pontal sejam contempladas com a palestra”, afirma o Promotor Vinicius Rodrigues França. Em uma segunda etapa, o projeto deverá ser ampliado para outros temas como convivência familiar e comunitária.