Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

MP-SP lança Manuais de Atuação Criminal Especializada

Publicação vai auxiliar o trabalho dos Promotores de Justiça que atuam na área2

O Ministério Público do Estado de São Paulo lançou, nesta sexta-feira (8/8) dois Manuais de Atuação Criminal Especializada, iniciativa do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO-Crim) para auxiliar o trabalho de todos os Promotores de Justiça com atuação nessas áreas. As publicações foram lançadas pelo Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, em cerimônia na sede do MP-SP.

Procurador-Geral de Justiça: manuais são valiosa contribuição para atuação dos membros do MP

O Volume I da publicação traz o Manual Geral & Promotorias Especializada. O Volume II traz o Manual de Atuação Criminal Especializada relativa aos Grupos Especiais e Crimes de Prefeitos. Cada volume tem 396 páginas. Os dois volumes apresentam linhas gerais de atuação na área criminal e possibilitam o compartilhamento das experiências e formas de atuação especializadas nessa área.

No lançamento, o Procurador-Geral de Justiça destacou que os manuais significam valiosa contribuição para os membros do Ministério Público paulista. “É na área criminal que se constitui a base de sustentação do MP e a sociedade espera que estejamos aptos a edificar mais e mais uma instituição capaz de promover justiça”, afirmou, depois de elogiar a iniciativa do CAO-Crim e agradecer a todos os Promotores e às diversas áreas do MP que contribuíram para a concretização do projeto.

Lançamento dos manuais na sede do MP-SP: iniciativa do CAO-Crim

Para o Coordenador do CAO-Crim, Promotor de Justiça Everton Zanella, “os manuais serão uma grande ferramenta de apoio ao trabalho dos Promotores, dos mais jovens na carreira aos mais experientes”. Idealizador da publicação, o Promotor de Justiça Alexandre Almeida Rocha de Moraes, que iniciou a elaboração dos manuais quando era o coordenador do CAO-Crim, afirmou que os manuais foram pensados para facilitar a atuação funcional e para subsidiar a capacitação de membros, servidores e estagiários do MP. “É também uma semente para a discussão, aperfeiçoamento e aprimoramento das estratégias de atuação na área criminal”, observou.

Autores dos manuais, com o PGJ e assessores da Procuradoria-Geral

Participaram do lançamento os Subprocuradores-Gerais de Justiça Gianpaolo Poggio Smanio (Institucional), Sérgio Turra Sobrane (Gestão), Nilo Spinola Salgado Filho (Jurídico) e Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior (Relações Externas), o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Luiz Henrique Dal Poz; o Secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, Walter Paulo Sabella; o Secretário do Conselho Superior do MP-SP, Motauri Chiochetti de Souza; o Secretário-Executivo da Procuradoria de Justiça Criminal, Cesar Pinheiro Rodrigues; o Secretário-Executivo do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva, Thiago Cintra Zarif; o Juiz do Tribunal de Justiça Militar Silvio Hiroshi Oyama; os membros do Conselho Superior do MP Marta de Toledo Machado e Mágino Alves Barbosa Filho; o Diretor-Geral do MP, Promotor de Justiça José Carlos Mascari Bonilha; o Coordenador da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos do MP-SP, Olheno Ricardo de Souza Scucuglia; a Promotora de Justiça Assessora Secretária da Corregedoria-Geral do MP Adriana Borghi Fernandes Monteiro, representando o Corregedor-Geral Nelson Gonçalves de Oliveira; Promotores e Procuradores de Justiça.