Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

MP-SP prestigia a posse do Defensor Público-Geral

Rafael Valle Vernaschi assume o cargo para o biênio 2014-2016

Procurador-Geral, Corregedor-Geral da Justiça, Defensor Público-Geral, Secretária da Justiça, Deputado Federal e Corregedora da Defensoria Pública, na solenidade

O Ministério Público do Estado de São Paulo prestigiou, na tarde desta quinta-feira (26/6), a posse do novo Defensor Público-Geral, Rafael Valle Vernaschi, que assumiu o cargo para o biênio 2014-2016 em solenidade realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, na capital. O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, esteve presente à cerimônia, compondo a mesa principal ao lado do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Hamilton Eliott Ackel, representando o Presidente do Tribunal de Justiça; da Secretária de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, representando o Governador do Estado; do Deputado Federal Paulo Teixeira, e da Corregedora-Geral da Defensoria Pública, Márcia Garutti.

“É possível fazermos a diferença na consolidação do Estado Democrático de Direito”, afirmou o novo Defensor Público-Geral logo após assinar o termo de posse. Ele prometeu uma gestão calcada na busca constante pela eficácia, “cada vez menos burocratizada e fomentadora da horizontalização das relações, com a prestação de serviços em sintonia com a demanda dos usuários da atuação de nossa instituição”.
Rafael Vernaschi enfatizou, ainda, que irá fomentar a atuação conjunta com outras instituições, como o Ministério Público e o Judiciário, “naqueles objetivos que se convergem, respeitando a autonomia e a independência de cada uma”.

Defensor Público-Geral, Rafael Vernaschi: compromisso de fomentar o trabalho integrado com outras instituições

O novo Defensor Público-Geral foi saudado por sua antecessora, Daniela Sollberguer, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos e destacou o crescimento da instituição, criada em 2006 e que conta, hoje com 719 Defensores Públicos e atendimento em 67 municípios paulistas. “Hoje se inicia um novo ciclo que certamente será muito exitoso graças à vibração, à vontade e ao comprometimento do Dr. Rafael Vernaschi com os compromissos da Defensoria Pública, que se confundem com os ideais da República”, afirmou.

Já a Secretária de Estado de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, destacou que o Defensor Público-Geral empossado possui “sólida formação jurídica e liderança na classe”, enfatizando que ele “poderá contribuir muito para a ampliação da atuação da Defensoria Pública na tutela dos direitos fundamentais dos cidadãos hipossuficientes”.

Também prestigiaram a cerimônia o Secretário Estadual da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Casseb; o Procurador-Geral do Estado, Elival da Silva Ramos; o Presidente em exercício da Associação Paulista dos Defensores Públicos, Leonardo Scofano Damasceno Pereira; o Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Externas, Arnaldo Hossepian Salles Junior; o Diretor da Escola Superior do Ministério Público, Promotor de Justiça Marcelo Pedroso Goulart; Promotores de Justiça, Parlamentares, Defensores Públicos e outras autoridades.