Operação do Gaeco de Sorocaba prende três Policiais Civis envolvidos com facção criminosa
Operação do Gaeco de Sorocaba prende três Policiais Civis envolvidos com facção criminosa
Trio interceptava ligações de bandidos envolvidos com o tráfico de drogas e os extorquiam
O Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Núcleo Sorocaba, deu continuidade na quarta-feira, dia 11/12, às investigações deflagradas no dia anterior, terça-feira, dia 10/12, pela Operação Hamurabi que prendeu integrantes da cúpula da facção criminosa que age nos presídios paulistas.
No curso das investigações, o GAECO apurou que Policiais Civis da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Sorocaba – DISE, interceptaram telefones de membros da facção envolvidos com o tráfico de drogas e, a partir das informações recolhidas nas interceptações - provado o envolvimento dos suspeitos no tráfico e no crime organizado - extorquiram os envolvidos, exigindo dinheiro para não implicá-los no comércio clandestino de drogas.
Três dos indivíduos presos na operação na última terça-feira, 10/12, confirmaram aos Promotores de Justiça do Gaeco a extorsão, razão pela qual foram pedidas e decretadas as prisões temporárias de quatro Investigadores de Polícia. Na quarta-feira, dia 11/12, com o apoio de equipes da Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar, foi iniciado o cumprimento dos mandados de prisão, e também de busca e apreensão nas casas dos policiais.
Três dos quatro policiais foram localizados e detidos, interrogados e depois encaminhados ao Presídio da Polícia Civil, em São Paulo. O quarto Policial envolvido apresentou-se hoje, sexta-feira, dia 13/12, foi interrogado e também encaminhado ao Presídio da Polícia Civil. Os detidos deverão responder por crimes de formação de quadrilha, violação de sigilo funcional, tráfico de drogas e concussão.