Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

Paulo Afonso Garrido é eleito novo Corregedor-Geral do MP

Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner será a nova Vice-Corregedora

O Procurador de Justiça Paulo Afonso Garrido de Paula será o Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo no biênio 2015-2016. Ele foi eleito nesta quarta-feira (5), em votação direta realizada por meio de urnas eletrônicas na sede do MP, das 10 às 15 horas.

Paulo Afonso e Tereza Cristina, eleitos Corregedor-Geral e Vice-Corregedora-Geral do Ministério Público

Foi a eleição mais acirrada para Corregedor-Geral na história do MP-SP. Paulo Afonso Garrido de Paulo recebeu 130 votos, ante 129 votos dados a Mágino Alves Barbosa Filho. Do colégio de 299 Procuradores de Justiça, votaram 272 (90,97%). Houve 5 votos em branco e 8 votos nulos.

Como Vice-Corregedora-Geral foi eleita a Procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner.

Procurador-Geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, cumprimenta o Corregedor-Geral do MP eleito, Paulo Afonso

O novo Corregedor-Geral assumirá o cargo no dia 1º de janeiro de 2015 para um mandato de dois anos. Ele substituirá Nelson Gonzaga de Oliveira, que entregará o cargo após dois mandatos consecutivos.

A Corregedoria-Geral do Ministério Público é o órgão da Administração Superior do Ministério Público encarregado da orientação e fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministério Público.

“Foi a vitória da persistência”, afirmou o Corregedor-Geral eleito, que disputou o cargo pela terceira vez. “Tenho a forte vontade de colaborar, nesse cargo, para o engrandecimento do Ministério Público”.

Paulo Afonso Garrido de Paula é formado pela Universidade de São Paulo (1979) e iniciou sua carreira no Ministério Público em agosto de 1980, na Promotoria de Justiça de Santo André. Atuou ainda nas Promotorias de São Simão, Taboão da Serra, Diadema e Capital. Coordenou o Centro de Apoio Operacional Cível na área da Infância e Juventude em 1996/97 e em 2004/2005 e foi Chefe da Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça na gestão de José Geraldo Brito Filomeno. Foi promovido a Procurador de Justiça em março de 1994. Foi eleito duas vezes para o Conselho Superior do MP e para o atual mandato do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.

A Vice-Corregedora eleita, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, é formada pela Universidade de São Paulo em 1985. Iniciou sua carreira no MP em março de 1987, na Promotoria de Justiça de Vargem Grande do Sul, e é Procuradora de Justiça desde abril de 2009. Também integra o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, eleita pela classe.

Veja aqui o resultado completo da eleição.

Clique aqui para ler o Ato Normativo referente à eleição e consultar o comprovante de votação.