Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

PLID do MP receberá denúncias de desaparecidos durante a Copa

Em caso de desaparecimentos os comunicados por ser enviados por meio eletrônico

Nas últimas semanas o País começou a receber milhares de turistas estrangeiros. Os 12 Estados sedes de jogos da Copa do Mundo também já estão repletos de visitantes, tanto de fora do País, quanto do Brasil. São Paulo é uma dessas capitais por onde vão passar torcedores que acompanharão a abertura do Mundial e os demais jogos da Copa que vão ocorrer em São Paulo. Haverá, ainda, as festas de rua promovidas pela Fifa em pontos turísticos que vão reunir até 40 mil pessoas.

Preocupado com a circulação de um número tão grande de pessoas, o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), do Ministério Público de São Paulo, estará recebendo denúncias de pessoas desaparecidas durante a festa do futebol. Os casos podem ser comunicados pelo e-mail desaparecidos@mpsp.mp.br .

Em caso de desaparecimento de um ente querido, siga as orientações da equipe do PLID:

-Assim que concluir que um amigo ou parente desapareceu, compareça a um Distrito Policial ou utilize a delegacia de polícia eletrônica para registrar a ocorrência. Não é necessário aguardar 24 horas. Faça imediatamente.

-Caso o desaparecido retorne ou seja encontrado, comunique o reaparecimento da mesma maneira à autoridade policial. Faça-o imediatamente.

-O Boletim de Ocorrência é o instrumento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento e também o instrumento que coloca fim às investigações, quando do reaparecimento.

-Em seguida, ajude-nos a cadastrar o desaparecimento no PLID, para auxiliar o cruzamento de informações e a localização da pessoa. Lembre-se de que a comunicação de desaparecimento ao Ministério Público não substitui o Boletim de Ocorrência. Nada substitui o Boletim de Ocorrência.

-Forneça o maior número de dados, por e-mail, de maneira organizada, preenchendo o formulário contido no campo “Ajude-nos a Cadastrar”, enviando-nos em seguida.

-Após anexar o formulário ao seu e-mail, caso possua fotografia do desaparecido, anexe também e encaminhe-nos. Procure uma foto recente e de boa qualidade.

-Por fim, no campo Links encontrará sites de órgãos da Administração Pública e da Sociedade Civil, todos responsáveis pela localização, identificação, e apoio à família dos desaparecidos. Informe-se!

Curta a página do PLID no Facebook!