Projeto do MP põe Direito da Criança como matéria no ensino fundamental no Vale do Paraíba
Projeto do MP põe Direito da Criança como matéria no ensino fundamental no Vale do Paraíba
Promotoria capacita professores de São José dos Campos e de Monteiro Lobato
O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São José dos Campos, lançou o projeto “Promotoria da Infância pela Educação”, que pretende desenvolver ações e fomentar políticas públicas que priorizem a implementação e a concretude do direito à educação com qualidade para todas as crianças e adolescentes daquele munícipio do Vale do Paraíba.
O projeto, idealizado pelo Promotor de Justiça de Infância e Juventude Fausto Junqueira de Paula e desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Município do São José dos Campos, visa inserir a disciplina do Direito da Criança e do Adolescente na grade curricular do ensino fundamental.
O Promotor Fausto Junqueira de Paula no primeiro dia do projeto “Promotoria da Infância pela Educação'
Para isso, a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São José dos Campos está capacitando professores e demais gestores da educação, mediante a realização de um curso a ser ministrado pelos Promotores de Justiça Fausto Junqueira de Paula e João Marcos Costa de Paiva; pelo Juiz da Infância e da Juventude Marco César Vasconcelos e Souza, e do Defensor Público Yanko Oliveira Carvalho Bruno, Defensor Público, todos atuando como voluntários.
A partir desse do curso, iniciado nesta terça-feira (30/9) caberá aos professores da rede, coordenados pela Secretaria da Educação, com o apoio da Promotoria, multiplicarem o conhecimento em suas respectivas escolas e elaborarem material didático adequado aos alunos do ensino fundamental, e ainda o estabelecimento de dinâmicas pedagógicas para discussão e o aprofundamento dos temas afetos ao direito da criança e do adolescente.
“Este projeto busca tornar realidade a lei nº 11.525/2007, que fez incluir no art. 32 da Lei de Diretrizes da Educação um parágrafo que torna obrigatória inclusão, no currículo do ensino fundamental, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado”, afirma o Promotor Fausto Junqueira de Paula.
Segundo ele, a aproximação do Sistema de Justiça dos educadores também constitui importante substrato do Projeto, “uma vez que a troca de conhecimentos específicos e experiências práticas enriquece a atuação das Instituições, favorecendo sobremaneira a efetivação do direito à educação de crianças e de adolescentes”.
O projeto nasceu de uma reunião realizada na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, com a Coordenação das Orientadoras Educacionais da Secretaria da Educação do Município de São José dos Campos, que evoluiu para uma agenda de encontros mensais periódicos no Centro de Formação da Educação – CEFE, para o debate do Direito da Criança e do Adolescente no ambiente escolar e seus reflexos nas demais Instituições e na sociedade, reunindo orientadores educacionais das 46 escolas municipais de São José dos Campos. Esses encontros apontaram para a necessidade de formação mais aprofundada dos orientadores educacionais, professores, diretores de escola e demais gestores da educação no tema do direito da criança e do adolescente, incluindo também o próprio aluno, destinatário direto das normas do ECA.
O projeto foi estendido também ao Município de Monteiro Lobato, cuja Prefeita Daniela Cassia Santos demonstrou interesse, o que concretizou com a inscrição de 20 professores e gestores das escolas para o curso, visando a formação no ECA e a sua implantação na grade do ensino fundamental.