Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

Tribunal de Justiça empossa 108 novos Juízes substitutos

MP-SP participou da solenidade realizada nesta segunda-feira

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo empossou, na tarde desta segunda-feira (13/10), 108 novos Juízes substitutos, aprovados no 184º Concurso de Ingresso na Magistratura, que teve cerca de 13.000 concorrentes. O Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Externas, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior, representou o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, na cerimônia realizada no Palácio da Justiça.

O Subprocurador-Geral de Gestão, Arnaldo Hossepian, o ex-presidente do TJSP Celso Luiz Limongi, o Secretário de Assuntos Penitenciários Lourival Gomes, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, Paulo Adib Casseb e o diretor da Escola Paulista da Magistratura, Fernando Antonio Maia da Cunha, prestigiam a cerimônia

Ao saudar os novos Magistrados, o Presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, lembrou a todos os empossados o enorme desafio que têm pela frente, destacando que no Judiciário paulista tramitam 25% de todos os processos em andamento no País, o que significa um volume de 25 milhões de feitos. “É preciso coragem de decidir”, ressaltou Nalini, enfatizando que “a Justiça ainda está demorando a acertar o seu passo com o ritmo da sociedade”. Ao defender que as decisões sejam objetivas e não grandes arrazoados para demonstração de erudição, o Presidente do TJ foi enfático: “a pior sentença é aquela que não vem”.

Já o Presidente da Comissão do Concurso de Ingresso, Desembargador César Lacerda, afirmou que os novos Juízes não podem se esquecer da responsabilidade do uso da caneta no exercício do cargo. “Haverão de ter sempre em mente que as decisões judiciais, proferidas muitas vezes no recôndito de um gabinete, deitam para fora os seus efeitos e interferem diretamente na vida das pessoas, intrometendo-se em seu patrimônio, em seus negócios, em sua liberdade, em sua situação familiar”.

Mesa principal da posse dos novos Juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo

Participaram da cerimônia o Vice-Presidente do TJ, Eros Piceli; o Corregedor-Geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; o Presidente da Seção de Direito Privado do TJ, Desembargador Artur Marques da Silva Filho; o Presidente da Seção de Direito Público, Desembargador Ricardo Mair Anafe; o Presidente da Seção Criminal, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o Deputado estadual Luis Carlos Gondim, representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; os integrantes da Comissão do 184º Concurso desembargadores Cesar Lacerda (Presidente), Roberto Galvão de França Carvalho, Manoel de Queiroz Pereira Calças e Raymundo Amorim Cantuária e advogado Ricardo Cholbi Tepedino (representando o Presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil); o Ddefensor Público-Geral do Estado, Rafael Valle Vernaschi; a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça Deborah Ciocci. Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Adib Casseb; o Secretário de Assuntos Penitenciários Lourival Gomes, Desembargadores, Juízes, Advogados, Defensores Públicos e outras autoridades.