Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Denunciado pelo MPSP e condenado por integrar máfia do ISS é preso em Portugal

Investigações foram conduzidas pelo Grupo Especial de Repressão aos Delitos Econômicos

A Polícia Judiciária de Portugal prendeu, nesta segunda-feira (28/10), Fabio Camargo Remesso, um dos condenados pela Justiça a partir de investigações do MPSP, por intermédio do Grupo Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (GEDEC), sobre a máfia do ISS. Remesso, que tem cidadania portuguesa e estava escondido na Europa, tinha sido incluído na lista de foragidos com "alerta vermelho" da Interpol. 

O esquema provocou um rombo de R$ 500 milhões na arrecadação da Prefeitura de São Paulo. De acordo com os promotores de Justiça do GEDEC, que esclareceram o caso com apoio da Controladoria-Geral do Município, o grupo criminoso cobrou propina de praticamente todos os empreendimentos imobiliários de padrão entre médio e alto lançados na cidade entre 2009 e 2011. Os então auditores fiscais, hoje exonerados, ofereciam às empresas a possibilidade de pagar menos Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), embolsando boa parte dos valores devidos. Em determinados casos, apenas 10% do valor pago foram direcionados aos cofres públicos.

Segundo o promotor Roberto Bodini, existe um condenado foragido, que também está na lista da Interpol. Trata-se de José Rodrigo de Freitas.