Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

Em São José do Rio Preto, MPSP colabora com discussão sobre combate à criminalidade

Atividade aconteceu no âmbito do Plano Geral de Atuação daquela regional


 

No âmbito do Plano Geral de Atuação da regional de São José do Rio Preto, o MPSP participou, na última quarta-feira (31/7), de uma reunião a convite da Associação São José do Rio Preto Viva o Centro. No encontro, houve exposição de problemas relativos à criminalidade na área central da cidade e discussão de estratégias coletivas de atuação.

O promotor João Santa Terra destacou que a tutela coletiva da segurança pública, nos termos do artigo 144 da Constituição, necessita do envolvimento de todas as parcelas da sociedade. O promotor Gustavo Yamagushi Miyazaki salientou que o combate à criminalidade necessita da participação efetiva de todos os órgãos de segurança pública e da sociedade civil, especialmente com a adoção de ações preventivas e antecipadas às ações dos criminosos. De acordo com o coronel Marcio Cortez, responsável pelo Comando da Polícia Militar de toda a região de São José do Rio Preto (o CPI-5), a PM está à disposição do Ministério Público para apoio no desenvolvimento da tutela da segurança pública como direito fundamental. O vereador Renato Pupo, que também é delegado de Polícia, expressou o mesmo entendimento do coronel.

Todos os presentes solicitaram o envolvimento do Ministério Público no projeto de concretização de medidas para a minimização da insegurança pública e externaram apoio integral às providências necessárias para que se concretize.