Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Gaeco deflagra Operação Lambuja contra corrupção na Câmara de Campinas

Com apoio da Polícia Militar, foram cumpridos cinco mandados de busca nesta quarta-feira

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, com o apoio do Comando de Policiamento do Interior 2 e do 1º Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, a Operação Lambuja a fim de dar cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Campinas e Jundiaí.

A investigação realizada pelo Gaeco apurou esquema de corrupção envolvendo o atual presidente da Câmara Municipal de Campinas e um advogado por ele comissionado no referido órgão, no tocante à cobrança de vantagens indevidas para manutenção ou prorrogação dos contratos de execução de serviços terceirizados junto ao Poder Legislativo.

Na manhã desta quarta-feira (17/8), foram cumpridos mandados na residência do vereador investigado, um na casa do advogado por ele contratado, no seu escritório de advocacia na cidade de Campinas, na Câmara Municipal e no Teatro Bento Quirino, onde atualmente funcionam o gabinete do presidente e outros setores da Casa . Houve a apreensão de diversos documentos, computadores, pen drives e aparelhos de telefone celular. Participaram da operação cinco promotores de justiça, sete servidores do MPSP e 43 policiais militares. 

A investigação para identificar outros eventuais casos de corrupção, bem como lavagem e ocultação de bens, prossegue.

A operação recebeu a denominação de Lambuja em alusão à cobrança ilegal feita pelos investigados para que empresários lhes concedessem vantagens pessoais, condição exigida para que os contratos firmados com a Câmara Municipal fossem mantidos ou prorrogados.