Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

GAEMA participa de operação contra construções irregulares em Mairiporã

Imóveis na área do Parque Estadual do Itapetinga foram demolidos

Membros do Núcleo Cabaceiras do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), os promotores Joana Franklin de Araújo e Arthur Moreira Barbosa participaram na última sexta-feira (19/7) de operação para demolir construções irregulares dentro do Parque Estadual do Itapetinga, em Mairiporã.

Esta foi mais uma das operações recentemente promovidas pelo Núcleo Cabeceiras do GAEMA, que atua em conjunto com diversos órgãos públicos contra desmatamentos e imóveis construídos no interior dos parques estaduais da Grande São Paulo, a exemplo do Itaberaba e do Itapetinga. Além de Mairiporã, esses trabalhos já aconteceram nos municípios de Arujá e Guarulhos.

As demolições das casas inabitadas são planejadas pela Fundação Florestal e pelos Grupos de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras e Alto Juquery. Eles são compostos por diversos órgãos, incluindo Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Polícia Militar Ambiental e municípios envolvidos. Também participaram das diligências a Polícia Civil, a concessionária Elektro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis e a Guarda Civil Metropolitana.