Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Operação do MPSP em canil de Itapeva termina com prisões e animais resgatados

Promotoria flagrou situações de maus-tratos e mortes de bichos

Duas pessoas foram presas em flagrante durante vistoria realizada pela Promotoria de Justiça de Itapeva no Canil Municipal. Conduzida nesta quarta-feira (25/1) com apoio da Polícia Militar Ambiental e de veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fiscalização encontrou fortes indícios da prática de maus-tratos a animais. No local, o membro do MPSP Francisco Antonio Nieri Mattosinho contabilizou 30 bichos precisando de atendimento urgente, chegando a presenciar a morte de alguns deles.

A visita havia sido designada no âmbito de um inquérito civil instaurado pelo MPSP diante de relatos registrados na Promotoria dando conta de maus-tratos e irregularidades ocorridos no Canil Municipal de Itapeva. Segundo Mattosinho, a pessoa que possui contrato administrativo com o município para prestar os serviços de recolha e alojamento de animais pode responder de acordo com Lei de Crimes Ambientais por crime de maus-tratos a animais, cuja pena é aumentada quando há morte. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente resgatou os bichos encontrados no espaço, encaminhando aqueles em estado mais grave ao Hospital Veterinário da Faculdade FAIT, em Itapeva.