Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

PGJ fecha acordo com Instituto de Psiquiatria da USP para programa de saúde mental

Não há profissionais mais gabaritados no país neste campo, afirma Sarrubbo

Nesta quinta-feira (4/8), o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Junior, o diretor da Faculdade de Medicina da USP, Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, e o presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, Wagner Gattaz, formalizaram um acordo de cooperação que tem como escopo a implementação de ações em favor da saúde mental dos integrantes do MPSP. "Estamos falando dos melhores profissionais que se pode encontrar neste país", comemorou Sarrubbo, referindo-se aos professores e médicos do Hospital das Clinicas da USP, um centro de excelência no Brasil e no mundo.

Em seu breve discurso, na sala de retratos dos ex-procuradores-gerais, o PGJ destacou a importância do acordo, no âmbito do qual se desenvolverão medidas de prevenção para que membros e servidores continuem cumprindo o seu papel institucional. "Nós sempre tivemos essa preocupação com a família Ministério Público", disse Sarrubbo.

De acordo com o reitor, a formalização do acordo simboliza a abertura da maior universidade do Brasil para a sociedade. "Espero que possamos aumentar essa cooperação com o Ministério Público", disse Carlotti. "O conceito de saúde não é simplesmente ausência de doença", sublinhou o diretor da faculdade. "A gente coloca à disposição a estrutura da faculdade, do Hospital das Clínicas neste processo de atenção".

Gattaz, por sua vez, afirmou que 350 milhões de pessoas, "um Brasil e meio", sofrem de depressão no planeta. "E 47% delas não sabem", anotou. Por isso, o programa que será implementado no MPSP vai abarcar a difusão de informações e, evidentemente, a realização de avaliações. "Não existe saúde sem saúde mental. Privilégio maior do que servir à sociedade é servir àqueles que servem à sociedade. Vamos ao trabalho", declarou Gattaz, um dos nomes mais conceituados da psiquiatria no país.

Antes de encerrar a cerimônia, Sarrubbo agradeceu ao ex-procurador de Justiça e atual presidente da Fundação Faculdade de Medicina da USP, Arnaldo Hossepian, pelo empenho em viabilizar o acordo. "Meu fraterno amigo, Arnaldo Hossepian. Como é bom ter uma universidade como a USP", constatou o PGJ na solenidade, que contou com a presença de José Carlos Cosenzo (subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais), Vidal Serrano (subprocurador-geral de Justiça de Tutela Coletiva), Wallace Paiva Martins Junior (subprocurador-geral de Justiça Jurídico), Motauri Ciocchetti de Souza (corregedor-geral do MPSP), Tatiana Bicudo (secretária do Conselho Superior do MPSP), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa (diretor da Escola Superior), Luiz Antônio Nusdeo (secretário-executivo da PGJ), Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior (secretário especial de Assuntos Eleitorais), José Carlos Rochel (diretor do Centro de Apoio à Execução), Fernando Pereira (chefe de Gabinete da PGJ), Arthur Pinto de Lemos Junior (secretário especial de Políticas Criminais), Renato Kim (chefe de Gabinete das Subprocuradorias-Gerais de Justiça de Políticas Criminais e de Tutela Coletiva), Olavo Pezzotti (assessor da PGJ), Ricardo Silvares (assessor da PGJ), Fabíola Sucasas (assessora da PGJ) e Pedro Camargo Elias (secretário da Associação Paulista do Ministério Público).

Anselmo Deniz Campos Junior (tesoureiro  Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo), Maicon Zambrini (presidente da Associação dos Assistentes Jurídicos do Ministério Público de São Paulo) e  Ana Sofia da Fonseca Pereira (tesoureira da Associação dos Assistentes Jurídicos do Ministério Público de São Paulo) representaram os servidores a convite do PGJ, que também agradeceu imensamente ao trabalho do diretor do Departamentento de Medicina dao MPSP, Rodrigo Itocazo, e da psiquiatra Christina Fornazari, que integra o setor.

Notícias Relacionadas