Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

Piracicaba inaugura ciclo 'Diálogos sobre Democracia Interna'

Sarrubbo anunciou que os encontros ocorrerão em todas as regiões do Estado

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, deu início ao ciclo "MPSP: Diálogos sobre Democracia Interna" na noite desta terça-feira (21/6), em Piracicaba. "Esse é apenas o primeiro evento", disse o PGJ. "Queremos um Ministério Público novo. Um Ministério Público mais democrático. Temos que trabalhar amplamente este tema", afirmou Sarrubbo no debate.

 O evento teve a presença do procurador-geral de Santa Catarina, Fernando Comin. "A nossa instituição é respeitada pelo que ela é, independentemente de quem exerça o cargo", destacou Comin, que apresentou a experiência de seu Estado, no qual os promotores de Justiça podem concorrer para a formação da lista tríplice. "Discutir democracia interna é discutir o aperfeiçoamento da nossa instituição", argumentou o diretor da Escola Superior do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, enfatizando que, para além da questão do cargo de PGJ, está em debate a possibilidade de membros da primeira instância exercerem plenamente outras funções, por exemplo, no Conselho Superior e nas bancas de concurso.

Para a promotora Mylene Comploier (assessora da Escola), a inciativa de Sarrubbo de percorrer as regionais para colher subsídios merece elogios. Ao final deste processo, intensificado e amadurecido o debate, será formalizada consulta à classe. "Vossa Excelência inovou quando assumiu a Procuradoria-Geral de Justiça em plena pandemia e inova mais uma vez", sublinhou Mylene. Para o promotor Aluisio Maciel, que cumpriu o papel de mediador no evento, "o principal valor que o Ministério Público defende na Constituição" é o regime democrático, o que torna o avanço da democracia interna na instituição ainda mais premente. 

O subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais, José Carlos Cosenzo, acompanhou Sarrubbo na visita a Piracicaba, bem como os promotores Fernando Pereira (chefe de Gabinete da PGJ), Michel Romano (diretor-geral), Patrícia Leitão (chefe de Gabinete da Diretoria-Geral), André Vítor de Freitas (assessor da PGJ) e Beatriz Lopes de Oliveira (assessora da PGJ). 

Sarrubbo anunciou que os encontros ocorrerão em todas as regiões do Estado, com sua participação para amplo debate com a classe. O próximo evento do ciclo ocorrerá em Taubaté e deve contar com a presença da procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Andrade