Promotor de Justiça aposentado atuará como relator da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
Promotor de Justiça aposentado atuará como relator da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
Eudes Quintino de Oliveira Junior assume a função ad hoc em setembro
O Promotor de Justiça aposentado Eudes Quintino de Oliveira Junior será o relator convidado ad hoc da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Ele assumirá a função em setembro.
Criada pela Resolução 196/96, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) está vinculada ao Conselho Nacional de Saúde e tem por objetivo desenvolver a regulamentação sobre proteção dos seres humanos envolvidos nas pesquisas. Desempenha um papel coordenador da rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) das instituições, além de assumir a função de órgão consultor na área de ética em pesquisas.
Entre suas atribuições está a de apreciar os projetos de pesquisa de áreas temáticas especiais, enviados pelos comitês. Em geral, são projetos que contemplam as áreas com os maiores dilemas éticos e com grande repercussão social, até que se acumulem experiências para a elaboração de normas específicas.
Fazem parte do rol de áreas temáticas assuntos como genética humana; reprodução humana; novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos; novos equipamentos e dispositivos para a saúde; novos procedimentos; pesquisas em populações indígenas; projetos que envolvam biossegurança ou com participação estrangeira.