Link de exemplo

Voltar para Notícias

Ícone da categoria criminal
Criminal

Operação do GAECO prende suspeito de planejar atentado contra autoridades de Limeira

Ameaças vêm sendo feitas desde 2013 por emails enviados de provedor do exterior

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (30/04) um advogado suspeito de participar de um plano que atentaria contra a vida de várias autoridades de Limeira, inclusive um membro do Ministério Público.

A operação cumpriu dois mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Limeira contra duas pessoas, após investigação do GAECO sobre mensagens eletrônicas enviadas, a partir de agosto de 2013, para o Fórum de Limeira e para emails particulares com ameaças de morte a diversas autoridades.

As ameaças eram enviadas ao menos duas vezes por semana por meio de contas de email hospedadas em provedores de países estrangeiros, especialmente da Europa. Esse expediente fazia com que as ameaças chegassem aos destinatários como emails anônimos, impedindo o rastreamento dos autores.

Com a colaboração da Polícia Federal, da delegacia especializada da capital e de provedores de internet sediados no exterior, o GAECO conseguiu identificar a autoria das mensagens eletrônicas e interceptar mensagens que revelaram a existência do plano.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas residências e em um escritório de advocacia, com acompanhamento do Presidente da Sub-Seção Limeira da Ordem dos Advogados do Brasil e de diretores da entidade. A busca resultou na apreensão de computadores e materiais de informática, que agora serão periciados, além de duas munições e de um explosivo de fabricação caseira. Uma pessoa está foragida.

Participaram da operação Promotores de Justiça do GAECO – Núcleos Piracicaba e Campinas, Delegado e Policiais da Equipe 30 do Garra, da Capital, e peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil.