Institucional

Promotoras(es) substitutas(os) aprovados no 95° Concurso tomam posse 

Cerimônia ocorreu na Faculdade de Direito da USP na sexta (28/6)

Promotoras e promotores de Justiça substitutos aprovados no 95° Concurso de Ingresso na Carreira no MPSP tomaram posse, na última sexta-feira (28/6), no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A cerimônia teve a presença de diversas autoridades e de familiares e convidados dos novos membros. A promotora de Justiça e assessora da Escola Superior, Anna Trotta Yaryd, representou a diretora Tatiana Viggiani Bicudo. 

Participaram, também, da mesa principal do evento: José Correa de Arruda Neto, secretário do Órgão Especial; Motauri Ciocchetti de Souza, corregedor-geral do MPSP; Cecília Matos Sustovich, procuradora de Justiça do MPSP. 

A promotora de Justiça substituta Isabela Oliva Cassará, oradora da turma, fez um discurso emocionado e agradeceu a presença de autoridades e familiares. Ela destacou a equidade na composição da turma, afirmando que “ela é reflexo da sociedade que lutarão para construir: livre, justa e solidária, sem qualquer preconceito ou discriminação, com esforços à promoção do bem de todos”. Por fim, convocou os colegas: “sejamos fortes e corajosos”. 

Em seu discurso, a promotora de Justiça e assessora da Escola Superior, Anna Trotta Yaryd, ressaltou que é "uma carreira tão importante quanto desafiadora, porque as atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo não são fácies”. E alertou: “por isso, tenham para si que ser membro dessa instituição é uma nobre missão, lembrem-se de que exercer o honroso cargo de promotor de Justiça é uma função que exige caráter, honradez, dignidade e humildade”. 

Já o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, aconselhou os novos promotores a contribuírem para a construção de um “Ministério Público sereno, com coragem e determinação”. Para ele, assumir o cargo “só faz sentido se for para mudar a vida das pessoas”. 

Ainda fizeram parte da posse solene: Pedro Franco, decano do Órgão Especial; Celso Campilongo, diretor da Faculdade de Direito da USP; Liliana Mercadante Mortari, vice-corregedora; Cynthia Pardo, chefe de gabinete da Escola Superior; os integrantes do Conselho Superior Cláudia Beré, Delton Pastore, Fausto Junqueira e Valter Santin; Fernando José da Costa, secretário municipal de Justiça; Renato de Andrade Siqueira, integrante da Associação Paulista dos Magistrados; Hugo Nigro Mazzilli, professor emérito da Escola Superior; coronel Guerra, Comando Militar do Sudeste, tenente Alana do 4º Comando Aéreo Regional, Luís Antonio Johonsom di Salvo, desembargador federal do TRF-3; Tiago Zarif, ouvidor do MPSP; Silvio Hirohsi, desembargador do TJM, Bruno Lopes, da Procuradoria do Estado; João Manssur, representante da OAB/SP e Régis Barbosa Filho, representante do Tribunal Regional Eleitoral.

Os novos membros começam a atuar na terça-feira (2/7), nas promotorias de Justiça da capital e do interior de São Paulo. 

Notícias relacionadas