Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Operação Acauã desarticula tráfico de drogas em nove cidades do interior

Investigação do MPSP e da Polícia Civil teve início em Capivari

A investigação iniciada pelo MPSP e pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Capivari, em novembro de 2021 resultou da deflagração da Operação Acauã, nesta quarta-feira (15/6), para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e prisão preventiva nas cidades de Jundiaí, Indaiatuba, Itu, Atibaia, Hortolândia, Campo Limpo, Paulínia, Várzea Paulista e da própria cidade de Capivari.

Trinta pessoas foram presas em virtude da prática de crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Houve apreensão de dinheiro, drogas, armas e o bloqueio de contas bancárias. De acordo com o promotor Luís Felipe Delamain Buratto, o trabalho investigativo tinha inicialmente como alvo o tráfico de drogas em Capivari. Mas descobriu-se uma rede criminosa responsável pelo abastecimento de drogas, apurando-se o envolvimento de traficantes de diversas cidades e o envolvimento dos investigados com uma organização criminosa.

Colhidas as provas, o MPSP requereu a expedição dos mandados judiciais, que foram cumpridos nesta quarta com apoio de policiais civis do DEINTER 9, DEINTER 7, DEINTER 2, DOPE, CPI 9, CPI 2 e guardas municipais, totalizando 556 agentes. Houve o emprego de 189 viaturas e ainda três helicópteros (dois da Polícia Civil e um da Polícia Militar).

Buratto informou que as investigações continuam. Ao longo da apuração, diversos outros delitos foram detectados, incluindo a realização de tribunais do crime, e agora serão devidamente esclarecidos.