Link de exemplo

Voltar para Notícias da Corregedoria-Geral

Notícias da Corregedoria-Geral

Promotores de Campinas apresentam projeto intersetorial de revitalização de praças

Evento aconteceu durante a Correição Ordinária

Os Promotores de Justiça de Campinas, auxiliados pelos servidores da Promotoria, organizaram no dia 21 de junho de 2023, em meio aos trabalhos correcionais, reunião para a apresentação de projeto de interesse da comunidade. 

O evento aconteceu no auditório do prédio da Promotoria de Justiça de Campinas e contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre elas, o Corregedor-Geral do Ministério Público, MOTAURI CIOCCHETTI DE SOUZA, membros do Ministério Público de Campinas, assessores da Corregedoria-Geral, bem como do Reitor da UNICAMP, ANTONIO JOSÉ DE ALMEIDA MEIRELLES, FERNANDA CAROLINA DE ARAUJO IFANGER, Professora da Faculdade de Direito da PUCC, JAIR RESENDE e BARBARA SUZUKI, Superintendente Educativo e Analista da Fundação FEAC, RENÊ JOSÉ TRENTIN SILVEIRA, Diretor da Faculdade de Educação da UNICAMP, outras autoridades e representantes de órgãos e de entidades da sociedade civil. 

A mesa de trabalho foi composta por LUCIANA RIBEIRO GUIMARÃES VIEGAS DE CARVALHO, ELISA DE DIVITIIS CAMUZZO, ANDREA SANTOS SOUZA, MARCELA SCANAVINI BIANCHINI e RODRIGO AUGUSTO DE OLIVEIRA, Promotores de Justiça de Campinas, e por ANDREA RIBEIRO RODRIGUES BARBOZA, Assistente Social do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT). 

Durante a reunião, foi apresentado o histórico da pesquisa que possibilitou a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Campinas identificar a necessidade de recuperação de espaços públicos. Por ocasião das oitivas informais, iniciou-se a coleta de dados dos adolescentes em conflito com lei, sendo constatado que a grande maioria reside em local desprovido de equipamentos de lazer, esporte e cultura. 

Considerando a verificação empírica de que ações integradas nos territórios urbanos (com interfaces múltiplas, acolhedoras e protetivas) podem funcionar como "fator de proteção" e, por conseguinte, diminuir os "fatores de risco" associados aos atos infracionais ou a quaisquer outras situações de vulnerabilidade desses adolescentes, surgiu a ideia de elaboração de um projeto piloto, dotado de intersetorialidade, com o objetivo de revitalização de algumas praças da região sul de Campinas. 

O evento integrou o Projeto “Corregedoria Cidadã”, que visa estimular e valorizar a atuação resolutiva e proativa dos membros do Ministério Público. A partir da escuta, em reunião de rede, dos órgãos públicos locais, dos cidadãos interessados e da sociedade civil organizada, a Corregedoria-Geral coloca-se perante todos os atores da rede de atendimento como parceira dos Promotores de Justiça na busca por soluções e medidas que demonstrem efetiva resolutividade. 

Seguem fotografias do evento: