Promotores de Paulínia implementam projetos apresentados em reunião de Rede de Proteção
Promotores de Paulínia implementam projetos apresentados em reunião de Rede de Proteção
Horta Urbana, Comissão Intersetorial e Combate à Violência
Em 24 de fevereiro de 2021, durante os trabalhos correcionais realizados na Promotoria de Justiça de Paulínia, os Promotores de Justiça Dr. André Perche Lucke, Dra. Fernanda Elias de Carvalho e Dra. Verônica Silva de Oliveira organizaram reunião de Rede de Proteção em atenção ao Projeto 'Corregedoria Cidadã'.
Ao promover a abertura do evento, o Corregedor-Geral, Dr. Motauri Ciocchetti de Souza, ressaltou a importância do trabalho integrado e coordenado entre os atores da rede protetiva e o Ministério Público para a efetividade da atuação dos órgãos que se destinam ao atendimento das necessidades da sociedade, sobretudo no que tange à proteção dos direitos indisponíveis.
Além de provocarem a discussão de assuntos relacionados à questão ambiental, à estruturação e integração da rede protetiva, bem como à prevenção e trabalho de inteligência como estratégias de combate à violência, os Promotores de Justiça de Paulínia apresentaram projetos envolvendo o combate à fome e o aprimoramento da integração e intersetorialidade da rede protetiva.
Entre as propostas, destacou-se o programa 'Hortas Urbanas Orgânicas', voltado ao atendimento das necessidades dos munícipes, objetivando, além do plantio comunitário, a capacitação profissional e o aproveitamento do solo urbano.
A partir da iniciativa da Dra. Fernanda Elias de Carvalho e com a colaboração do Poder Público, o projeto já está sendo concretizado na cidade a partir de estrutura disponibilizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os alimentos colhidos nas hortas comunitárias vêm sendo utilizados para a produção das refeições distribuídas às famílias vulneráveis e às pessoas em situação de rua atendidas no abrigo do município.
Imagens: Prefeitura de Paulínia/Facebook |
Também mereceu destaque o projeto apresentado pelo Dr. André Perche Lucke, recentemente materializado com a aprovação do Decreto Municipal nº 8.032, de 18 de maio de 2021, que criou a Comissão Intersetorial Permanente para a implementação e fiscalização do programa de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Confira a íntegra do citado Decreto Municipal neste link.
Vale registrar, ainda, a importante colaboração da Dra. Verônica Silva de Oliveira em campanha veiculada pelas redes sociais durante a semana do combate ao abuso e exploração sexual, com relato esclarecedor sobre o aumento de crimes vitimando crianças e adolescentes durante a pandemia.
Assista ao vídeo aqui.