Link de exemplo

Voltar para Notícias

Ícone da categoria tutela coletiva e cível
Tutela Coletiva e Cível

MP-SP prestigia homenagem ao ex-Vice-Presidente do TJ

Desembargador José Gaspar Franceschini teve retrato inaugurado na Galeria da Vice-Presidência

O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou, na tarde dessa terça-feira (3/6), o ex- vice-Presidente da Corte no biênio 2012/2013, Desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, cujo retrato foi inaugurado na Galeria de Retratos da Vice-Presidência. O Presidente do TJ José Renato Nalini prestigiou a solenidade, acompanhado dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e de representantes do Poder Público. O Ministério Público do Estado de São Paulo também participou da cerimônia, com o Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Externas, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior, representando o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Elias Rosa.

O Subprocurador-Geral de Relações Externas, Arnaldo Hossepian, com o homenageado, Desembargador Gilberto Franceschini

Na solenidade, o Desembargador Walter de Almeida Guilherme falou em nome do Tribunal e destacou o equilíbrio, a sensatez e a amizade como algumas das inúmeras qualidades do homenageado.

“Homem de olhar límpido, alma clara, generoso e amigo. Se há alguém que foi capaz de conquistar a amizade de todos neste Tribunal, este foi o desembargador Gonzaga Franceschini. Sua imagem retratada permanecerá intocada nesta venerável Corte. O seu rosto, resultado da passagem dos anos, da vida vivida, jamais ostentará marcas, vícios ou pecados, porque nunca cometidos”, declarou Walter Guilherme.

O Vice-Presidente Eros Piceli, emocionado, disse ser uma grande honra suceder o Desembargador Gonzaga Franceschini que, em suas palavras, “representa para todos nós esse símbolo de bondade, de pessoa humana, sensível, séria, ética” “Nós estamos marcando a memória do Tribunal, você faz parte dessa memória brilhante e deixa sua marca em todos nós, seus amigos”, afirmou.

Solenidade de descerramento do retrato de Franceschini: elogios à carreira do ex-Vice-Presidente do TJ

Franceschini agradeceu pelas palavras lisonjeiras a ele dirigidas. “Só me resta agradecer, em primeiro lugar, a Deus, que fez muito por mim, e aos colegas do Conselho Superior da Magistratura. Por não ter o dom da oratória, não tenho o que falar para rebater esse cerco de carinho, de amizade. Agradeço aos amigos servidores. Os dois anos em que estive na Vice-Presidência foram de muita alegria, e agora tenho a alegria de ser sucedido por Eros Piceli, amigo de longa data. Só tenho a dizer, de coração a vocês todos, muito obrigado.”
No encerramento da solenidade, o presidente do TJSP, José Renato Nalini, lembrou o convívio com o homenageado no Conselho Superior da Magistratura e ressaltou sua coragem, doçura e coerência. “Você nos orgulha, nos privilegia por sermos seus coetâneos. Não precisaria haver retrato para que sua presença fosse permanente nesta Casa, que continua sendo sua. Eu agradeço muito a Deus por ter colocado você e sua família em nosso caminho para poder servir como exemplo, como um guia, como um norte para a magistratura de amanhã.”

Também prestigiaram a solenidade a Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, representando o Governador Geraldo Alckmin; o Corregedor-Geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; os Desembargadores Artur Marques da Silva Filho (Presidente da Seção de Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (Presidente da Seção de Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Presidente da Seção de Direito Criminal); o Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, Mario Devienne Ferraz; o Corregedor-Geral da Justiça Militar do Estado, Clovis Santinon; a Defensora Pública coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado, Amanda Pontes de Siqueira, representando o Defensor Público-Geral; o Subprocurador-Geral do Estado de São Paulo, Fernando Franco, representando o procurador geral; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, Fernando Antonio Maia da Cunha; o Presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Jeferson Moreira de Carvalho; os ex-Vice-Presidentes do Tribunal de Justiça Antonio Carlos Munhoz Soares e Mohamed Amaro (Ouvidor do TJSP); o Vice-Corregedor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio Puerta dos Santos, representando o Corregedor-Geral; o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo Marcelo Gatti Reis Lobo, representando o presidente; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica, representando o Presidente; o Chefe de Gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; Desembargadores, Juízes, integrantes do Ministério Público e das advocacias pública e privada, servidores, amigos e familiares do homenageado.

Fotos: Antonio Carreta/TJSP