Operação Cátedra apura fraudes em contratos públicos e lavagem de capitais
Operação Cátedra apura fraudes em contratos públicos e lavagem de capitais
Endereços em São Bernardo e Santos foram alvos de diligências do GAECO e da Polícia Militar
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Militar realizaram, nesta terça-feira (2/6), a Operação Cátedra para combater corrupção e lavagem de capitais em esquema que envolve fraude a licitações na região do ABCD paulista e em cidades do interior. Desdobramento da Operação (i)licitação, a Cátedra levou ao cumprimento de mandados de busca em São Bernardo do Campo e Santos, resultando na apreensão de dispositivos eletrônicos, documentos e outros itens. A Justiça expediu ordens de sequestro de bens e de bloqueios judiciais no importe de aproximadamente R$ 41 milhões.
Em investigação anterior, hoje já objeto de ação penal, foi identificada a existência de organização criminosa que se valia de diversas empresas para simular a concorrência em certames milionários e pagava propina a agentes públicos para assegurar seu êxito. Apurou-se que o mesmo modus operandi foi empregado contra a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, autarquia municipal, em licitação avaliada em quase R$ 6 milhões. Há indícios de possível pagamento de vantagem indevida ao então diretor da instituição, hoje juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo.
Participaram da operação promotores de Justiça, servidores do MPSP e policiais militares do 6º Batalhão de Ações Especiais.