Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

Psiquiatra Wagner Gattaz fala sobre o programa Saúde em Foco no MPSP+

A iniciativa tem o objetivo de cuidar da saúde mental e bem-estar dos integrantes do MPSP

O professor do Instituto de Psiquiatria da USP, Dr. Wagner Gattaz, foi o entrevistado da edição do MPSP+ da última terça-feira (8/8). Na conversa com o diretor do Centro de Comunicação Social da instituição, Claudio Augusto, o principal tema foi o programa Saúde em Foco, que conta com ações voltadas à saúde mental e bem-estar dos integrantes do MPSP, como, por exemplo, a criação de uma rede de apoio para pessoas com alguma dificuldade ou transtorno de saúde mental. 

"A rede de apoio primária é a família e amigos, mas o ambiente de trabalho também pode oferecer isso. Aliás, é o que nós vamos implementar nesse programa: um treinamento para a criação de redes de suporte social no ambiente de trabalho. De tal forma que o colaborador se sinta amparado caso ele tenha uma necessidade ou mesmo uma fragilidade psíquica momentânea, sabendo que ele vai ser ouvido e compreendido", disse Gattaz.

O entrevistado explicou que a medicina do estilo de vida é baseada em alguns pilares fundamentais, como alimentação, atividade física, higiene do sono e redução do uso de tabaco e álcool. Além disso, comentou sobre as técnicas de mindfulness, que, segundo ele, possuem comprovação científica contra redução do estresse. 

O psiquiatra também falou sobre a depressão, uma das condições de saúde mental mais prevalentes. De acordo com ele, a depressão pode ser vista como uma doença no cérebro, que tem sintomas mentais e físicos. "Dois terços dos casos de depressão são recidivantes. Você toma a medicação e fica bom, mas quando para de tomar o remédio existe um risco muito grande de uma recaída. Então nesses casos o medicamento é uma bênção. É um progresso da ciência", diz Gattaz.

O programa de entrevistas do Ministério Público, o MPSP+, pode ser visto no canal da instituição no YouTube.