Nuipa
O Ministério Público de São Paulo tem desenvolvido estratégias para o aprimoramento de sua atuação, a fim de continuar sendo um agente de transformação social e gerar resultados efetivos no campo dos direitos fundamentais. Para tanto, tem criado estruturas institucionais destinadas a incentivar e apoiar a utilização de métodos autocompositivos, visando com isso alcançar soluções adequadas aos conflitos e satisfazer as legítimas expectativas dos titulares dos diretos envolvidos.
O Núcleo de Incentivo em Práticas Autocompositivas (Nuipa) foi criado através da Resolução nº 1.062/2017 – PGJ, de 14 de dezembro de 2017 e tem por finalidade apoiar e fomentar iniciativas voltadas à solução consensual de conflitos e práticas restaurativas, e tem buscado disseminar na Instituição o conhecimento e a aplicação dos métodos autocompositivos nas suas diversas áreas de atuação como as áreas cível, criminal, infância e juventude e difusos e coletivos, a partir da criação de Núcleos Locais, Núcleos Regionais e Câmaras de Autocomposição Temáticas, bem como da interlocução constante com membros e servidores.
Coordenação
Bruna Ribeiro Dourado Varejão
Promotora de Justiça | Coordenadora do Nuipa
Maria Alzira De Almeida Alvarenga
Promotora de Justiça | Coordenadora do Nuipa
Servidores
Neide Kaoru Hoshina
Auxiliar de Promotoria
Cleusa Aparecida de Miranda
Auxiliar de Promotoria
Barbara Bertolino de Carvalho
Oficial de Promotoria
Adolfo Braga Neto
Assessor do MP
Juliana Silva Pasqua
Assessora do MP
Sobre a autocomposição
A autocomposição é um mecanismo de solução de conflitos que percorre o caminho do diálogo, participação e construção de consensos com os diversos atores sociais. Trata-se de um modo de atuação baseado em técnicas como a mediação, negociação e práticas restaurativas.
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), através da Resolução 118 de 01 de dezembro de 2014, estabeleceu a Política Nacional de Incentivo à Autocomposição no âmbito do Ministério Público e previu a criação de Núcleos de Incentivo em Práticas Autocompositivas em todos os Ministérios Públicos, com vistas a consolidar na instituição estruturas destinadas ao aperfeiçoamento dos mecanismos autocompositivos. Desde então, o Ministério Público de São Paulo tem ampliado a utilização desses métodos, em casos cíveis e criminais, oportunizando o acesso à justiça por meios extrajudiciais, com impactos na solução e prevenção de conflitos.
O Nuipa Difusos foi criado através da Portaria n° 2.517/2021-PGJ, de 10 de março de 2021 e tem por finalidade fomentar e apoiar a aplicação de meios autocompositivos para a solução de conflitos de significativo impacto territorial, ambiental ou social, relacionados às diversas áreas de atuação no âmbito dos interesses difusos e coletivos, sempre sob a perspectiva da indução e aprimoramento de políticas públicas.
É formado por Câmaras de Autocomposição Temáticas, colegiados com atuação em todo o Estado, criadas a partir de demanda encaminhada ao Nuipa pelo Centro de Apoio Operacional.
Integram as Câmaras de Autocomposição Temáticas os(as) coordenadores do Nuipa e do Centro de Apoio Operacional de Tutela Coletiva, membros(as) do Ministério Público indicados(as) e, a critério de cada Câmara, assistentes técnico-científicos e agentes administrativos da instituição.
Foram criadas, até o momento, a Câmara de Autocomposição de Saúde Pública, Portaria n° 2.557/2021-PGJ, de 12 de março de 2021, Câmara de Autocomposição de Meio Ambiente, Portaria n° 2.558/2021-PGJ, de 12 de março de 2021, e Câmara de Autocomposição de Habitação e Urbanismo, Portaria n° 2.559/2021-PGJ, de 12 de março de 2021.
Maurício Antônio Ribeiro Lopes
Procurador de Justiça | Coordenador
Tatiana Barreto Serra
Promotora de Justiça | Coordenadora
Eduardo Tostes
Promotor de Justiça | Coordenador
Submissão de casos
Para o encaminhamento de casos pelos Procuradores(as) ou Promotores(as) de Justiça Naturais, Nuipas regionais ou locais e Grupos de Atuação Especial, deverá ser preenchido o formulário de admissão de casos. Este será encaminhado para a respectiva Câmara de Autocomposição Temática, para análise de admissão, conforme os critérios gerais e específicos de cada Câmara, e contatado o solicitante.
Airton Buzzo Alves
3º Promotor de Justiça Criminal de Santana | Coordenador
Projeto Cantareira de Mediação Interdisciplinar
Promotor de Justiça | Coordenador
Eventos, câmara de autocomposição e outras informações
Publicações e eventos
Marcos Mendes Lyra
5º Promotor de Justiça de Barueri | Coordenador
Maria Alzira de Almeida Alvarenga
1º Promotor de Justiça Cível do Butantã | Coordenadora
Paulo César Martinez de Castro
Promotor de Justiça | Coordenador
Marianí Atchabahian
7ª Promotora de Justiça de Direitos Humanos | Coordenadora
Isauro Pigozzi Filho
Promotor de Justiça | Coordenador
Airton Buzzo Alves
3º Promotor de Justiça Criminal de Santana | Coordenador
Projeto Cantareira de Mediação Interdisciplinar
Juliana de Sousa Andrade
7º Promotor de Justiça Cível de Santo Amaro | Coordenadora
Histórico e ações do Nuipa Santo Amaro
Publicações e eventos
Notícias Nuipa
Eventos Nuipa
Contate o Nuipa