Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

Em Diadema, promotora do MPSP fala de direitos no acolhimento de crianças e adolescentes

Mirella Monteiro participou do Seminário de Cuidados Alternativos

Assessora do Centro de Apoio Operacional Cível e Tutela Coletiva (CAO Cível), a promotora Mirella Monteiro participou no dia 4 de julho do Seminário de Cuidados Alternativos promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Diadema. Durante o evento, ela falou sobre a garantia do direito à convivência familiar, a excepcionalidade do acolhimento e a preferência legal do Serviço de Família Acolhedora. Diante de aproximadamente 200 pessoas, ela ainda detalhou o Projeto Acolher e divulgou curso da Escola Superior do Ministério Público que trata da proteção integral de crianças e adolescentes, destacando o direito à convivência familiar e comunitária dentro e fora dos serviços de acolhimento.

A pesquisadora da UNICAMP Jane Valente e o psicólogo Júlio César Guimarães também realizaram exposições ao longo da atividade, que contou ainda com a presença do promotor Marcelo Vieira de Mello.

Um dos objetivos do Projeto Acolher é apoiar ações e eventos de fomento à expansão do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no Estado. É possível encontrar amplo material de apoio na página do CAO Cível, assim como assessoria especializada junto às equipes do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT). O curso da Escola Superior, gratuito, está disponível neste link.