Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

Lançado roteiro institucional para fiscalização de comunidades terapêuticas

Material foi desenvolvido pelo CAO Cível e pelo NAT

Está disponível no portal do MPSP, na seção de Cartilhas, um roteiro institucional para fiscalização de comunidades terapêuticas. Elaborado pelo Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva (CAO Cível) e Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT), o material traz, em 24 páginas, detalhes sobre as possibilidades de atuação das Promotorias nas apurações relativas a esse tipo de estabelecimento, incluindo as providências iniciais e meios para organizar as diligências. 

Também no roteiro, é possível encontrar as medidas que podem ser adotadas após as visitas, sejam feitas com ou sem participação direta do Ministério Público. Entre elas estão a expedição de ofício às Secretarias Municipais de Saúde, além do possível ajuizamento de ações destinadas à responsabilização por dano moral coletivo ou para imposição de obrigações.

A publicação pondera que diversas comunidades terapêuticas não atendem minimamente à proposta de funcionamento, com internações muitas vezes compulsórias e outras práticas que constituem violação dos direitos à saúde, à educação, à dignidade, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O roteiro pode ser acessado aqui.