Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

PGJ gaúcho fala do papel institucional no combate a efeitos das enchentes

Alexander Saltz participou de evento em São Paulo e concedeu entrevista ao MPSP+

Procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexander Saltz está no MPSP+ falando sobre os esforços empreendidos pelo Ministério Público para mitigar os impactos sofridos pela população com as enchentes que assolaram recentemente o Estado. Saltz esteve na capital paulista participando de reunião organizada pelo Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas, pela Escola Superior, Associação Paulista do Ministério Público e pelo Conselho Nacional do Ministério Público com o objetivo de discutir as emergências ambientais e suas implicações transversais. 

Conversando com o diretor do Centro de Comunicação Social, Claudio Augusto, o entrevistado afirmou que, entre as medidas adotadas pela unidade gaúcha do Ministério Público estavam a realização de operações para o salvamento de pessoas e a organização de uma central para receber e distribuir doações, além do intenso combate às fake news. 

"O Rio Grande do Sul tem 597 municípios e, ao todo, 560 foram atingidos. Estamos dialogando com os governos para buscar formas de reconstrução", disse, reforçando a importância de encontrar caminhos que evitem a judicialização de demandas para chegar a resultados mais céleres.

Ao agradecer pela solidariedade prestada por pessoas dos diversos cantos do país, Saltz enfatizou que esse apoio é crucial para reconstruir não só o Estado, mas também a alma dos afetados pela tragédia. "Saímos impactados com o que vimos lá. Vivemos hoje um estresse pós-traumático, então esse carinho conforta nosso coração, acalenta nosso espírito e reforça nossa vontade de seguir trabalhando pela recuperação do Estado".

Esta e outras edições do MPSP+ estão disponíveis no canal da instituição no YouTube.