Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

MPSP recebe homenagem por contribuição à rede contra lavagem de dinheiro

Evento ocorreu em Belo Horizonte

No XVI Encontro de Gestores da REDE-LAB, realizado na sede do Ministério Público de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 18 a 20 de setembro, o MPSP recebeu homenagem pelo pioneirismo e por sua contribuição para o desenvolvimento da rede de laboratórios de tecnologia contra a lavagem de dinheiro (LABLD). 

A REDE-LAB é iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão que impulsionou a criação dos LABLD nos ramos ministeriais e das polícias judiciárias do país.

O Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro-LABLD do MPSP foi uma das primeiras unidades técnicas neste campo do país, tendo sido implantado no Centro de Apoio à Execução (CAEx), em 2010. 

O LABLD/MPSP realiza, além de pesquisas e análises de vínculos, de dados bancários, fiscais e patrimoniais de alguns dos casos mais complexos do MPSP, toda a gestão do Sistema de Movimentação Bancária-SIMBA, dos Relatórios de Inteligência Financeira do Conselho de Atividades Financeiras (RIFs/COAF), do Sistema de Investigação de Registros Telefônicos-SITTEL,  bem como promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a instituição.

Desde quando instalado em 2010 o LABLD/MPSP teve como promotores de Justiça coordenadores: Fábio Bechara (2008/2009), Márcia Monassi (2010/2014), Márcio Friggi (2014), Mylene Comploier (2015/2019) e Leonardo Romanelli (2020/2024). Este último, ao lado da analista em economia e gestora do LABLD, Leila Ribeiro Araújo, representou o MPSP no evento.