Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

Voltado a mulheres vítimas de violência, projeto Lidere-se chega a Rio Preto

Atividade tem objetivo de promover independência financeira

Aconteceu na última sexta-feira (15/9), em São José do Rio Preto, a primeira reunião do projeto Lidere-se, fruto de parceria entre o Núcleo de Gênero do MPSP e o Sebrae. A iniciativa tem o objetivo de promover a empregabilidade e capacitação profissional de vítimas de violência doméstica. 

Conduzida pela promotora de Justiça Heloisa Gaspar Martins Tavares no Fórum local, a atividade reuniu cerca de 50 mulheres já amparadas por medidas protetivas. Elas foram orientadas quanto ao conteúdo da Lei Maria da Penha e ao funcionamento dos serviços da rede de atendimento à mulher. Em seguida, uma gestora do Sebrae discorreu sobre o programa de capacitação. O encontro, que contou com a presença do juiz da Vara da Violência Doméstica e Familiar de São José do Rio Preto, Alceu Correa Júnior, e da defensora pública Viviane Modesto Gramulha, foi finalizado com a fala de uma psicóloga voluntária.

O Lidere-se é resultado de reflexões que enxergam a dependência financeira como um dos fatores responsáveis por desencorajar denúncias por parte de mulheres alvos de violência praticada pelos parceiros. Assim, a intenção é elevar a autoestima das vítimas, facilitando a entrada no mercado de trabalho e propiciando independência econômica e emocional, de modo que elas possam romper o ciclo em que estão inseridas. Segundo Heloisa, para muitas vítimas a capacitação profissional significa a esperança de uma vida livre de violência.